Concessões da Fundação Zcash: Chamada para Propostas (Q4 2017)

Em Inglês

En Español

A Fundação Zcash está oferecendo concessões para financiar projetos propostos e executados por membros da comunidade Zcash.

Escopo

Estamos interessados em financiar propostas que suportem tanto a Missão quanto os Valores da Fundação Zcash. O escopo das atividades é amplo, e pode incluir: desenvolvimento de software (por exemplo, software para carteiras, bibliotecas, etc.), desenvolvimento e manutenção de infraestrutura (por exemplo, hospedar forums e serviços de exploradores de bloco, etc.), educação e alcance, ciência e pesquisa, e muito mais.

A Fundação Zcash é uma organização sem fins lucrativos, e por isso está especialmente interessada em financiar propostas que sejam bens públicos e não monetizáveis de forma óbvia. Não estamos em busca de financiar startups que podem obter financiamento coletivo ou investimento de capital de risco, nem de sites que vendem espaço publicitário.

A escala pretendida é entre 1 e 6 meses-homem de esforço, além de despesas diretas tais como servidores e serviços em nuvem.

Para exemplos de ideias de projetos, veja esse documento Wiki (publicamente editável): https://github.com/ZcashFoundation/ZcashFoundation/wiki/Grant-Project-Ideas

Contexto

Esse é a terceira rodada de premiações monetárias concedidas à comunidade. O Desafio Open Source para Mineradores focou especificamente em software de mineração otimizado e de código aberto. O Prêmio de Transação de Teste foi concedido retroativamente para vários pioneiros da comunidade pelo seu excepcional trabalho técnico e de construção de comunidade.

Esta nova Concessão da Zcash Foundation objetiva um mecanismo sistemático, prospectivo para suportar os esforços da comunidade, com escopo mais amplo e um processo aberto de revisão pela comunidade.

O Processo de Proposta

  1. O proponente submete um *Issue” neste repósitório Github dedicado: https://github.com/ZcashFoundation/GrantProposals-2017Q4/issues . O Issue deve explicar a proposta preliminar informalmente, mas em detalhe. Isso deve ser feito até 15 de Setembro de 2017.
  2. Discussões públicas vão resultar em comentários no Issue submetido. Esperamos que a discussão inclua suporte, críticas, sugestões de melhoria, e indicações de recursos relevantes.
  3. Subsequentemente, e no máximo até 6 de Outubro de 2017: o proponente enviará um documento formal individual de Submissão, como um anexo no Issue. A Submissão deve sumarizar a proposta oficial, seguindo a estrutura delineada abaixo: O proponente pode revisar a Submissão, por exemplo, para abordar as respostas em curso, encaminhando novas versões como anexos no Issue, até o Prazo Final de Submissão de 6 de Outubro de 2017.
  4. Passado o Prazo Final de Submissão, o Comitê Revisor de Concessões da Fundação Zcash será convocado para tomar sua decisão de financiamento, baseando-se nas submissões, no feedback obtido da comunidade acerca das propostas, e possivelmente outras consultas.

Estrutura da Submissão

O documento formal de submissão deve ser estruturado da seguinte maneira:

Motivação e Visão Geral

Por quê você está fazendo isso? Que impacto o projeto terá se tiver pleno sucesso?

Abordagem técnica

Como vai funcionar? Convença-nos de que seu projeto tem uma boa chance de atingir os objetivos da motivação. Quais são os riscos, incertezas e dependências externas, e como você irá lidar com estes fatores?

Bagagem e qualificações do time

Sumarize o histórico pertinente do(s) membro(s) do time. Opcionalmente, anexe seus currículos.

Plano de avaliação

Que será seu projeto se for bem sucedido, e como nós poderemos verificar? Inclua métricas quantificáveis se possível.

Considerações de segurança

Quais são as implicações desse projeto para a privacidade, integridade, disponibilidade e descentralização do Zcash? Ele cria, ou mitiga, ataques potenciais? É necessário educar os usuários para usá-lo de maneira segura? Isto é especialmente relevante para projetos de cunho técnico.

Cronograma

Qual a sua linha do tempo para o projeto? Por favor liste diversos marcos concretos ao longo dessa linha do tempo.

Orçamento e justificativa

De quanto dinheiro você precisa, e como vai gastá-lo (por exemplo, compensação pelo seu esforço, equipamentos específicos, serviços externos específicos)?

Nossa expectativa é de que um projeto típico consuma 3 páginas aproximadamente para discutir estes aspectos de maneira adequada.

Relatório de Progresso

Projetos financiados deverão submeter um breve relatório 6 meses após receberem o financiamento — para fins de transparência, facilidade de situar produtos, e avaliação de propostas futuras dos mesmos proponentes.

Pagamento

Os fundos serão desembolsados para projetos aprovados em moeda ZEC, em montante único.

Financiamento Disponível

O Conselho da Fundação Zcash votou pela aprovação de um orçamento de aproximadamente $80.000 para o Programa de Concessões do Q4/2017. Financiamentos que ultrapassem essa quantia ficam a critério do Conselho.

Comitê Revisor de Concessões

Decisões de financiamento serão feitas por um Comitê Revisor de Concessões da Zcash Foundation, designado pelo Conselho da Zcash Foundation. A recomendação de financiamento do comitê será publicada, e será subsequentemente sujeita à aprovação pelo Conselho da Fundação Zcash. (Nossa expectativa é que o Conselho aprovará a recomendação de financiamento do comitê; caso contrário, a Fundação tornará a exceção publicamente visível).

Se um membro do comitê revisor submeter uma proposta, este deverá se abster das discussões do comitê acerca daquela proposta.

O Comitê Revisor é composto por

  • Alex Biryukov (Universidade de Luxembourg) https://www.cryptolux.org/index.php/Alex_Biryukov
  • Eran Tromer (Zcash, Universidade de Tel Aviv, Universidade de Columbia) https://tau.ac.il/~tromer
  • Gibson Ashpool, mais conhecido como mineZcash (zcashcommunity.com) http://zcashcommunity.com
  • Vlad Zamfir (Ethereum) https://twitter.com/VladZamfir
  • Zaki Manian (Trusted Iot Alliance) https://www.linkedin.com/in/zmanian/

Datas Importantes

  • 14 de Agosto de 2017: Chamada para propostas lançada
  • 15 de Setembro de 2017: Prazo final para submissões preliminares (abrir o Issue sobre a proposta)
  • 6 de Outubro de 2017: Prazo final para submissão (do documento final de Submissão)
  • Novembro de 2017: Decisões de financiamento

Moderação e Código de Conduta

As propostas submetidas e as discussões devem ser produtivas e respeitosas. Para orientações a esse respeito, veja o Código de Conduta do Zcash. Postagens e comentários inapropriados serão fechados (mas arquivados para revisão posterior) pelos diretores ou equipe da Fundação.

Informação de Contato

Para questionamentos acerca do Programa de Concessões, entre em contato com Andrew Miller: soc1024@illinois.edu .